sexta-feira, 6 de novembro de 2015

[Opinião Literária] Histórias da Terra e do Mar - Sophia de Mello Breyner Andresen

Sinopse:
"O mundo da infância foi assim, para Sophia, além do Porto e da Granja, das tradições nórdicas e da língua portuguesa, o caminho para um encontro aos doze anos com Homero e a luz mediterrânica, a nostalgia do «divino como convém ao real», tornado-a «uma mistura de Norte e Sul», uma mistura de Atlântico e Mediterrâneo, de um veio nórdico e de um veio helénico, que um mesmo sangue fez inseparáveis."

Opinião Literária:
 Li este livro quando andava no 8ºano e nunca mais peguei nele - no ano passado, reencontrei-o nas estantes e decidi entrar numa leitura mais nostálgica. E que nostalgia! Valeu a pena relê-lo.
Penso que toda a gente sabe mais ou menos a estrutura deste livro pois é de leitura obrigatória na escola e,para quem não o leu na escola, de certeza que sabe os mínimos sobre ele. É um livro de contos que nada têm a ver uns com os outros e que, no entanto, têm 1 atmosfera parecida e contínua. Há alguns contos que gostei mais do que outros mas são todos igualmente bons.
A escrita de Sophia é incrível, um pouco mais desenvolvida que os contos infantis mas de português acessível; contudo, não é infantil nem primário. É algo que simplesmente adoro nesta autora - nunca me sinto deslocada nem fora da minha zona de conforto, Sophia faz-nos sentir em casa.
Os contos que mais gostei foram os dedicados à descrição, especialmente de cenários. A descrição é rica mas térrea, sem grandes complexidades mas graciosa. Conseguimos imaginar tudo o que estamos a ler, é algo que valorizo imenso - é possível imaginar e entrar no seu mundo. 
Não preciso de dizer mais nada, pois não? ;-)

Título:  Histórias da Terra e do Mar

Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen
Número de páginas: 120
Publicado em: 1984
Goodreads: aqui

Pontuação:  5 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário