quinta-feira, 3 de setembro de 2015

[Opinião Literária] O Último Dia de Um Condenado - Victor Hugo

Sinopse:

"Esta obra, profunda e densa, consiste num monólogo que descreve os últimos pensamentos de um jovem indivíduo preso e condenado à morte por um crime que nunca é referido, enquanto aguarda pela sua execução pública pormeio da guilhotina na Praça de Grève. Ela constitui, directa ou indirectamente, nas palavras do próprio autor no prefácio à 2.ª edição (1832), um manifesto a favor da abolição da pena de morte (que apenas será legalmente abolida em França em 1983), isto é, por aquilo que «ainda ontem era considerado utopia, teoria, sonho, loucura, poesia»."

Opinião Literária:
Esta não é uma obra que deva ser lida em ânimo leve - como diz na sinopse, o livro acaba por ser um manifesto em termos políticos; neste caso, contra a pena de morte. Apesar de poucas páginas, é um livro que nos toca profundamente (chorei imenso!) e choca o leitor, especialmente o actual, visto que a pena de morte praticamente não existe no mundo ocidental. Não tem qualquer tipo de falas mas não foi por isso que o achei mais aborrecido - a escrita de Victor Hugo é maravilhosa e cada vez gosto mais deste autor.
O personagem é construído de uma forma interessante, de forma a que o texto se foque apenas num pormenor - a morte. Terminamos o livro sem saber nada deste personagem; não sabemos nome, idade, estrato social e muito menos o motivo pelo qual será morto. Ao omitir estes detalhes, Victor Hugo quis que nos focássemos apenas na barbaridade que tirar a vida de alguém pode ser.
No geral, é um livro excelente, que se lê perfeitamente num dia e óptimo para reflectir pois ainda é um assunto discutível. Acho também que é um bom exemplo para se começar a ler Victor Hugo sem grandes 'compromissos' em termos de tamanho da obra!

Título: O Último Dia de Um Condenado
Autor: Victor Hugo
Número de Páginas: 90
Publicado em: 1829
Goodreads: aqui
Pontuação: 5 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário