segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[Opinião Literária] Gritos Silenciosos - Patrícia M. Pereira

Título: Gritos Silenciosos
Autor: Patrícia M. Pereira
Número de páginas: 56

Opinião Literária:
Primeira opinião literária de um livro de poesia de 2015! Uma das coisas que quero melhorar nos meus hábitos literários é a quantidade de livros que poesia que leio - apesar de adorar poesia, leio muito poucos livros e antologias; algo a mudar este ano. De qualquer forma, este foi o último livro de poesia que li em 2014 e confesso que não morri de amores, o que é uma pena. A estrutura formal não tem qualquer tipo de embelezamento, nada demais - o que me incomodou no livro foi a forma como a autora exprimiu as suas sensações; todas as pessoas têm direito a exprimir-se livremente e não julgo de todo,apenas não achei sublime a forma como se mostrou ao mundo literário, ao ler senti algum impasse em libertar-se, o que acabou numa série de poemas demasiado forçados.
Apesar desta questão que me levou a dar apenas 3 estrelas ao livro, existe algo que torna a poesia de Patrícia M. Pereira singular - as suas temáticas. Penso que nunca li poemas tão realistas ao denunciar os vícios da socieidade e a descrever classes mais desfavorecidas; estes temas misturados com a sua escrita terminam numa poesia bastante descritiva e denunciadora.
Apesar de não ser um livro que irei reler, achei interessante a obra poética desta autora, especialmente ao analisá-la e a reparar que os seus medos e queixumes são similares aos dos outros poetas que já li. Ou talvez todos os poetas tenham os mesmos problemas, quem sabe?

Poemas da autora presentes nos Poemas da Quinzena: Quebrada  e Penso, penso, penso...


Sem comentários:

Enviar um comentário