sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

[Opinião Literária] O Contrabaixo - Patrick Suskind

Título: O Contrabaixo
Autor: Patrick Suskind
Número de páginas: 92

Opinião Literária:
Este foi então o livro escolhido para a TBR de... Outubro?Outubro, penso eu. Não me recordo, escolhi uma péssima altura para começar a TBR. De qualquer modo, os eleitos tinham sido O Contrabaixo e Persuasão de Jane Austen. Foi uma situação relativamente caricata pois não ganhou nenhum deles: a disparidade do tamanho dos livros era imensa e as pessoas que votaram acharam que teria tempo para ler ambos. Numa situação normal teria mas, sendo que estava nas últimas semanas do semestre, não tive. Últimas semanas do semestre não são, de todo, uma situação normal.
O livro tem uma estrutura completamente fora do vulgar - é uma conversa onde só uma pessoa fala. Durante 92 páginas. Eu sei, não parece o livro mais interessante e maravilhoso de se ler mas eu gostei genuinamente dele. O livro é vulgar e, por vezes, precisamos disso - vulgaridade. Não posso dizer muito mais sobre a obra em si, visto que a estrutura é uma grande fala e a personagem.. bem, só há uma, não poderei fazer uma grande descrição pois nem há como comparar. A escrita do autor é corrida e agitada, como que saboreamos cada palavra que Suskind dizer. Como é um monólogo, quase que ouvimos a fala em voz alta, até porque todo o cenário foi montado para criar uma interação com o leitor.
 O que vos posso dizer é que é um livro que tem de ser lido na sua altura. Para alguns, poderá ser uma leitura aborrecida e até acabarão por desistir. Para mim, como li numa fase eufórica e agitada da minha vida, relaxou-me bastante. Ficou com ótima impressão do autor e mal posso esperar para ler O Perfume.

Sem comentários:

Enviar um comentário