quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

[Opinião Literária] A Trança de Inês - Rosa Lobato de Faria

Título: A Trança de Inês
Autor:Rosa Lobato de Faria
Número de páginas:216

Sinopse:
"Baseado no mito de Pedro e Inês (mais na lenda do que na História), um romance sobre a intemporalidade da paixão, onde se abordam também alguns mistérios da existência. Assim as mulheres passam umas às outras a sua teia ancestral de seduções, subentendidos, receitas que hão-de prender os homens pela gula, a luxúria, a preguiça e todos os pecados capitais, é por isso que elas nunca querem os santos, os que não se deixam tentar, os que resistem à mesa, à indolência, à cama, à feitiçaria dos temperos, ao sortilégio das carícias, à bruxaria das intrigas." (mais em Goodreads)


“É sabido que na infância o tempo não passa, na adolescência demora-se, na idade adulta corre, na velhice precipita-se.”

Opinião Literária:
Este foi o segundo livro que li desta autora portuguesa e confesso que a cada livro que leio, mais apaixonada fico pelo seu legado. A sua escrita é fluída, deliciosa, cativante. Quando começo um livro de Lobato de Faria, só paro se for mesmo necessário. O tema é maravilhoso, considero-o o Romeu e Julieta português - porque não valorizar o que é nosso? A maneira como os capítulos vão sendo distinguidos é interessante, a base da história em si é fascinante, não acho que seja algo que ocorra assim tanto na literatura - a mesma história mas contada em 3 anos diferentes. Confesso que pensei que não gostaria nada do futuro mas, afinal, foi a minha parte 'favorita' da história. Os finais de cada parte acabam sempre por ser trágicos que,apesar de esperado, chocaram-me um pouco, confesso. Penso que nunca estava preparada para o final, estava tão enrolada no enredo amoroso...!
As personagens estão incrivelmente bem descritas e acho curioso como, apesar de apresentadas de forma diferente e, por vezes, até com traços de personalidade diferentes, tudo se resume a uma parte do corpo de Inês - a sua trança.
Este foi, sem dúvida, um dos melhores livros que li durante 2014 e merece as 5estrelas que lhe dei.

“A arte, mais do que uma imagem pintada numa tela, é a forma como essa imagem toca o coração de quem olha.” 



1 comentário:

  1. Olá,
    "A trança de Inês" foi o único livro que li desta autora e adorei o livro.
    Em História de Portugal a vida de D. Pedro e Dona Inês de Castro era o tema que mais gostava, apesar do final trágico.

    Bjos

    ResponderEliminar