segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[Opinião Literária] Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? - António Lobo Antunes

 Título: Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?  
Autor: António Lobo Antunes
Número de páginas:376

Sinopse:
"A acção decorre no Ribatejo, numa quinta onde se criam toiros. A mãe está a morrer e cada um dos filhos fala e conta a sua história, que se cruza com a história dos outros. Francisco, que odeia os irmãos e espera apropriar-se de tudo quando a mãe morrer; João, o preferido da mãe, pedófilo, que engata rapazinhos no Parque Eduardo VII; Beatriz, que engravidou e teve de casar cedo; Ana, a mais inteligente, drogada e frequentadora dos mais sinistros lugares onde se trafica droga. Há ainda a figura do pai, que vai perdendo ao jogo a fortuna da família, na obsessão de que o número 17 lhe há-de trazer a sorte. E finalmente Mercília, a criada que os criou a todos e que sabe todos os segredos."(mais informações em Goodreads)

Opinião Literária:
Confesso desde já que esperava ter uma primeira leitura de Antunes arrebatadora - isso não ocorreu. Em termos de escrita, não é uma escrita nada acessível e bastante complexa, daí não aconselhar o livro a qualquer tipo de leitor. O autor brinca com a gramática e a pontuação mas, caso já tenhas lido Saramago, acabamos por acompanhar António Lobo Antunes passado 2/3páginas. Portanto, a parte externa já o torna então um autor um tanto elitista.
O real problema deste livro - o quanto se enrolou e demorou a desenvolver-se. Foi um suplício terminá-lo, o que me entristeceu imenso pois a sinopse atraiu-me bastante. As personagens são relatadas uma forma um tanto confusa, tornando-me impossível sentir alguma ligação emocional com estas e acabamos por não perceber muito bem o que está a ocorrer.
O porquê destas três estrelas? Um parabéns pela sua Escrita com 'e' maiúsculo e pelo esquema inicial que o autor fez, decidindo quebrar estereótipos e criar personagens originais (sinto que o livro as desperdiçou).


Sem comentários:

Enviar um comentário