sábado, 18 de outubro de 2014

[Opinião Literária] Norwegian Wood - Haruki Murakami

Título: Norwegian Wood
Autor: Haruki Murakami
Número de páginas: 296

Sinopse: 
"Toru, a quiet and preternaturally serious young college student in Tokyo, is devoted to Naoko, a beautiful and introspective young woman, but their mutual passion is marked by the tragic death of their best friend years before.  Toru begins to adapt to campus life and the loneliness and isolation he faces there, but Naoko finds the pressures and responsibilities of life unbearable.  As she retreats further into her own world, Toru finds himself reaching out to others and drawn to a fiercely independent and sexually liberated young woman. A poignant story of one college student's romantic coming-of-age, Norwegian Wood takes us to that distant place of a young man's first, hopeless, and heroic love." (mais em Goodreads)

“What happens when people open their hearts?"...
"They get better.”


Opinião Literária:
Este livro foi a minha primeira experiência literária com Murakami e confesso que me magoou um pouco; explicando-me melhor, o livro magoou-me, chocou-me, fez-me chorar e não foram lágrimas sobre personagens e triângulos amorosos. Foram lágrimas de dor e compaixão pela história que estas personagens mostraram, consegui sentir as suas emoções e é assim que conseguimos verificar se um autor é, de facto, bom no faz. Murakami não é bom, para mim, ele é um génio. Estou mortinha para poder ler mais dele. As personagens e os espaços são originais e bem descritos, cativam imenso o autor pois não têm nada a ver com as descrições que lemos nos livros de autores ocidentais. O autor tem uma maneira de escrever bastante...singular. É melancólica, lenta e arrastada, como que o decorrer da ação influenciasse a escrita do autor.
Não consigo dizer muito mais do que isto: leiam e experimentem Haruki Murakami, em especial este livro. Aborda assuntos tão interessantes e chocantes. Acho impossível terminar a leitura desta livro e não sentires que algo em ti mudou.


“If you only read the books that everyone else is reading, you can only think what everyone else is thinking.”

Sem comentários:

Enviar um comentário