domingo, 26 de outubro de 2014

[Opinião Literária] Don Carlos - Friedrich Schiller

Título: Don Carlos
Autor: Friedrich Schiller
Número de páginas: aproximadamente 150


Opinião Literária:
Não é a peça de teatro mais famosa do mundo, muito menos em Portugal - e esse foi um dos motivos que me levou a escrever esta opinião literária. Gostei tanto da peça que achei que seria um desperdício não a divulgar e partilhar a minha opinião sobre esta.
Existem sinopses mas...estão em alemão. Como tal, decidi fazer uma pequena sinopse para vocês.
A ação passa-se durante o reinado de Filipe II de Portugal, I de Espanha; Filipe já tem uma certa idade, contudo, está casado com Isabel de Valois, uma princesa jovem, próspera e considerada uma santa. Contudo, há uma pessoa que os separou - Don Carlos, filho de Filipe II.
E,por mais que queira contar,vou ter de ficar por aqui,não quero estragar a magia da peça!
Desde já,elogio o tradutor que,apesar de ter cortado várias cenas, cortou-as de forma lógica,não nos fazendo perder nenhuma cena importantíssima.
A peça trata então de um amor puro e ilícito mas também um tanto lógico (não direi porquê), ou seja, o amor não é suposto ser lógico mas,nesta peça, esta paixão não é algo assim tão irracional. Eu simplesmente adorei a relação que foi retrata, adorei a profundidade de cada personagem, nunca caíndo no exagero ou nos antagonismos de O Bom e O Mau. É uma peça riquíssima, repleta de figuras de estilo, de acusações à sociedade da época (os males da corte espanhola; a ocupação de espanha em flandres) e de indícios de que a literatura estava a evoluir.



Sem comentários:

Enviar um comentário