terça-feira, 26 de agosto de 2014

Deambulando...O que faz um escritor em Portugal?

Isto irá sair como que um desabafo; poderá ser um pouco faccioso e acabar por ser apenas um grito de revolta mas cá vai.
O que faz um escritor em Portugal?
Um escritor faz tudo. Escreve o que gosta. Ajeita o que escreveu para que os outros, mesmo que não gostem do contéudo, pelo menos gostem da linguagem (tal como nós somos 70% de água ou sabe-se lá a percentagem correta, os escritores são 70% nomes, verbos, conjunções, pronomes, advérbios, onomatopeias, interjeições, anáforas e pleonasmos. E muito mais.).
Um escritor tem fome. Para comer, vende o que escreve. Para vender, o escritor dá o poder a um desconhecido qualquer, casado,solteiro, viúvo,não interessa, de entrar na sua mente; afinal de contas, um livro não te pertence?
Um escritor passa por um processo ridiculamente complicado até ser publicado. Não sabem? Primeiro, procuras uma lista infinita de editoras e alfarrabistas que talvez tenham interesse no teu livro. Depois, fazes um e-mail modelo que se resume a copy paste e passas uma tarde a enviar para correios eletrónicos demasiado aterafados para ti.
E a seguir?
Recebes muitos 'não', uns 'assim assim', outros até 'temos um plano de publicações anual e já não dá para mais'. Quando recebes um 'sim' que, por vezes, vem após meio ano à espera, segue-se toda uma panóplia de e-mails e chamadas sobre o preço, a capa, o contrato, a venda da tua alma e mais umas complicaçõezitas.
E que vem ainda mais?
Enfrentares olhares curiosos quando dizes 'publiquei um livro'. A maioria pensará 'tão nova, o livro não irá valer nada' ou 'a editora só lhe roubou dinheiro'. Teres de implorar para que os comprem porque tens um contrato a manter, o investimento foi enorme, tens de vender a homem, a cão, a gato. Livros é uma luta contra o tempo, tens meses para vender centenas de exemplares, um objetivo numérico até deixarem traduzir a tua obra e muito mais. Ler é uma luta contra o tempo e também contra o autor - que segredos guarda o autor? Não é isso que pensam os estudiosos? 'Vamos estudar a poesia de x autor e compará-la com a sua vida'. Se escrever determinada palavra, talvez pensem 'coitada, está deprimida'. A lista de adjetivos continua.
Um escritor em Portugal é tudo - é inventor, é editor, é artista, é contabilista, é secretário, até pedinte é.

Sem comentários:

Enviar um comentário