quarta-feira, 9 de julho de 2014

[Opinião Literária] Clepsydra - Camilo Pessanha

Título: Clepsydra
Autor: Camilo Pessanha
Número de páginas: 85

Opinião Literária:
O meu primeiro contacto com Pessanha foi no 11ºano, em literatura portuguesa; admito, não foi um bom primeiro encontro. A minha professora tinha de dar x autores de cada época e 'ensinou-nos' sobre este autor numa aula. Pois.
Como tal, senti que a minha opinião não podia ser formulada por pouquíssimo tempo e falta de vontade vinda da professora e que, mais cedo ou mais tarde, teria de voltar a ler; quando vi este livro pousado nas estantes do Continente
 (e com um preço ridiculamente bom), achei que chegara a altura de dar uma nova oportunidade ao pobre homem. O segundo encontro correu muito melhor. Continua a não ser o meu poeta preferida, mas aparece no top 10. A escrita é empolgante e, ao contrário da maioria dos poetas, relaxa. Não senti grande ligação com Pessanha, não consegui identificar-me em muitos poemas, analisei o livro numa perspectiva mais estética do que emocional. Para quem quer ler poesia que não seja demasiado intensa, este livro é excelente.
No geral, foi uma leitura agradável, não poderei dizer se foi rápida ou não pois, em termos de poesia, o livro tem de chamar por mim, não consigo forçar-me a ler poesia mas, em termos de tamanho, penso que ainda é uma leitura consideravelmente demorada, caso queiram ler e compreender com relativa calma. Um livro que não me marcou mas que subiu bastantes pontos e espero, futuramente, relê-lo.



Sem comentários:

Enviar um comentário