domingo, 1 de junho de 2014

Feliz Dia Mundial da Criança!

Pois é, hoje chegou o terceiro dia que mais aguardávamos quando éramos mais novos (o aniversário e o natal estavam primeiro nesta hierarquia de presentes). O tempo passa demasiado rápido, como é que acordei e nem recebi um presente? Os meus pais já nem se lembravam desta data.
De qualquer forma, trouxe um presente para o Cantinho dos Livros, que consiste em relembrar livros que líamos quando éramos mais novos. Estes livros marcaram-me e não tinha coragem de me desfazer deles.



Clube das Amigas - Alguém lembra-se desse 'clube'? Era uma coleção com mais de 100 livros de diferentes autores com histórias super...pita, I must confess, para entretar pré-adolescentes. Felizmente ou infelizmente, entreteu-me imenso. Adorava esta coleção, era tão juvenil, divertida e fácil de te identificares com as personagens (visto que era mesmo escrito para nós). De vez em quando, pego nestes livros e rio-me tanto com eles! Às vezes, as piores fases acabam por se tornar divertidas passado algum tempo.




 Uma Aventura - nem adianta falar muito sobre esta série, nunca mais acabava e eu li mais de 50 livros; chegava a requisitar 3 por semana (digamos que, desde pequena, sempre fui um pouco bookworm...).
 História alegre de Portugal - É uma banda desenhada ENORME que conta a história da monarquia portuguesa; infelizmente não chega ao fim pois o autor morre. Contudo, os meus pais ofereceram-no 4º ano pois virão que adorava a parte de História nos Estudos do Meio (ai,as memórias!) e ainda bem que deram, pois é daqueles livros que definitivamente irá passar de geração em geração. É tão divertido e educativo!
 O Diário da Princesa - Bem, eu li TODOS os livros desta saga e,quando acabei, fui ter com o meu grupo de amigas (todas líamos esta saga) e começámos a chorar em conjunto; sim, um pouco lamechas mas era motivo para tal. Infelizmente, só tenho 4 livros e o meu sonho de há... uns 7 anos é poder terminar e recomeçar a ler, até porque Meg Cabot anuncinou que irá publicar 2 spin-off. Aconselho a toda a gente, é divertido, é uma literatura light e confirmo - não é assim tão infantil quanto parece.
 Witch - Eu adorava-as e comprava sempre as revistas! Também me compraram todos os livros que havia destas bruxinhas e admito que me diverti imenso. Foi o primeiro contacto que tive com 'ver as imagens escritas' (caso isso faça algum sentido).
 A História da Pequena Estrela- Eu representei este livro num espetáculo de sombras no colégio onde andava e diverti-me tanto, chorei com este livro. Ainda agora o guardo com algum carinho especial, outro livro que merece passar para a próxima geração.



  
As maçãs do Sr. Peabody - Decidi deixar o melhor para o fim, visto que este é O livro que mais me marcou, que acompanhou o meu crescimento; todos os anos leio-o, acho que tornou-se uma espécie de ritual. A história é encantadora e os desenhos ainda mais. Quando era nova, não tinha percebido muito bem o porquê da mensagem vinda por este livro mas, enquanto fui crescendo, comecei a perceber cada vez melhor. Aconselho a toda a gente, por vezes, as verdadeiras mensagens vêm em livros de crianças.


E que livros vos marcaram? Feliz dia mundial da criança! *

Sem comentários:

Enviar um comentário