Desafio 1. Hoje assinala-se o dia da Liberdade… Os livros fazem com que
se sintam livres? Até que ponto se sentem livres com a leitura de um
livro?
Honestamente, os livros são um pouco paradoxais. Fazem parte de nós e parte da nossa vida (então da minha...estudo literatura todos os dias), é algo irrefutável. Quando um livro nos marca, significa que este mudou algo em nós e, ao conseguir mudar-nos,significa que tem poder sobre nós. Esse poder tanto pode ser bom, levando-nos a ver novos horizontes, a crescer, a inspirar... Ou pode ser mau. Já um sábio qualquer dizia (e não me lembro do nome dele,caramba) que, quando não se sabe ler, mais vale nem tentarmos ler, pois iremos compreender mal a mensagem e seremos influenciados de forma errada.
Desta forma, acho que os livros tanto podem ser um refúgio e uma fonte de liberdade como podem ser uma corrente que nos prende a mensagens mal decifradas (algo que eu própria já experenciei) e podem até tirar-nos a vontade de ler, infelizmente. Tudo depende da altura, do livro e do leitor.
Desafio
2:Acróstico da Liberdade em Livros - Um livro é sinónimo de
liberdade... De viagens a outros mundos... Momentos de Fuga à nossa
própria realidade... Assim, para cada uma das letra da palavra LIBERDADE
indiquem um livro. (Podem ignorar os artigos)
Decidi fazer este desafio com livros que gostaria de ler em vez de fazer com livros que já li :) será um pequeno lembrete a mim mesma que não posso comprar livros compulsivamente!
Livro do Desassossego - Fernando Pessoa/Bernardo Soares
I am number four - Pittacus Lore
Beautiful Ruins - Jess Walter
Eragon - Christopher Paolini
Running the Rift - Naomi Benaron
Dentro do Segredo - José Luís Peixoto
A Mão do Diabo - José Rodrigues dos Santos
Dune - Frank Herbert
Emma - Jane Austen
Desafio 3: Tira uma fotografia a uma pilha de livros de modo que as
lombadas façam a bandeira de Portugal (uma lombada verde, uma amarela e
uma vermelha). Fala-nos um pouco desses livros que usaste.
A foto ficou incrivelmente feia porque os únicos verdes que tenho são claros e o único verde mais parecido com o da bandeira de Portugal é versão de bolso! Parece que a nossa bandeira foi cortada.
O verde é o primeiro livro da triologia Lord of The rings e ainda não continuei a triologia porque estou a meio do filme deste livro e estou à espera que tenha uma tarde completamente livre com o meu namorado para acabarmos de ver o filme. ugh. Fiquei bastante surpreendida pela positiva! A maioria das minhas amigas não conseguiram terminar sequer o livro, eu gostei razoavelmente dele até e deverei ler os restantes livros durante 2014.
O amarelo é o primeiro livro da enormíssima saga Pretty Little Liars (uma completa máquina de fazer dinheiro). Os livros são pequeníssimos, capítulos rápidos de se ler, letra enorme, li este livro num par de horas; a meu ver, é uma pena pois ninguém tem dinheiro para estar constantemente a comprar livros, daí ainda não ter continuado.
Por último, o livro vermelho chama-se Norweguian Wood e foi escrito por Haruki Murakami, o primeiro livro que li deste autor. Adorei, adorei, adorei! Um dos meus livros preferidos de 2013 (apesar de odiar a capa).
DESAFIO 4. Como estão a correr as vossas leituras? Já completaram a
leitura de algum livro? Gostaram? Que acharam da escrita do(s)
autor(es)?
Relativamente bem. Terminei um livro de poesia e avancei outro. Fiquei surpreendida com a escrita de ambos (Camilo Pessanha e Florbela Espanca) - tinha más recordações de Pessanha e,ao ler sozinha e sem qualquer professora aborrecida ao meu lado tornou-se uma leitura muito mais agradável! E estou a adorar Espanca, é uma pena que não se estude nada dela em português.
Desafio 5: Tira uma fotografia à tua leitura do momento junto de algo
que consideres típico ou característico de Portugal (bebida, comida,
paisagem, música, etc…).
A foto teve de ser assim - a luminosidade não era a melhor e o livro ameaçava cair a qualquer momento! O livro chama-se Eu não sou de ninguém que consiste numa coletânea de poesia de Florbela Espanca. O objeto que escolhi é uma pequena caixa coberta de conchas que comprei na minha segunda casa, Albufeira. Sempre que penso em Portugal, lembro-me de Albufeira que representa tão bem o nosso país (tirando os estrangeiros bebâdos) - o mar, a praia, os pescadores, as casas caiadas tão típicas do sul, o cheiro da maresia. Tenho muitas boas recordações dessa cidade.
Categorias
opinião literária
autores A-I
maratonas
autores J-R
clássicos
autores S-Z
poemas
videos
planos de leitura
tags
histórias de amor
por saga
top five
ficção histórica
chick lit
YA
aquisições
fantasia
livro premiados
momentos de leitura
textos originais
a minha biblioteca
deambulando
ficção científica
livros de poesia
livro contra filme
livros infantis
biografias
mangás e afins
domingo, 27 de abril de 2014
Maratonas Literárias 'Viagens(In)esperadas' - Especial 25 de Abril
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário