sexta-feira, 23 de outubro de 2015

[Opinião Literária] Madame Bovary - Gustave Flaubert

Sinopse:
"When Emma Rouault marries Charles Bovary she imagines she will pass into the life of luxury and passion that she reads about in sentimental novels and women's magazines. But Charles is a dull country doctor, and provincial life is very different from the romantic excitement for which she yearns. In her quest to realize her dreams she takes a lover, and begins a devastating spiral into deceit and despair."
 
Opinião Literária:
 Confesso desde já que não li este livro na melhor altura do ano - escolhi lê-lo na praia, em Agosto. Sim, clássicos em Agosto! Normalmente resulta mas este não entrou no meu ritmo, de todo. Emma Rouault é uma personagem tão interessante e tão irónica que foi o único aspecto que me fez manter a leitura. Não me identifiquei com o estilo de escrita do autor, achei uma narração demasiado arrastada, não me cativou. Charles Bovary e bastante parecido com o Karenina e penso que isso me afastou ainda mais do livro - senti que foi uma imitação francesa de Anna Karenina. Este livro pertence a uma espécie de círculo de livros adúlteros, algo muito na moda (acrescentando Effie Briest e O Primo Basílio), pelo que a temática e a construção das personagens torna-se muito similar. 
No geral, não foi um livro que me arrebatou e penso que não voltarei a experimentar algo do autor - a escrita simplesmente foi demasiado limpa e sem grandes 'floreados', que eu bem gosto nos clássicos. 3 estrelas pela construção de Emma, sem dúvida.

Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Número de Páginas: 329
Publicado em: 1856
Goodreads: aqui
Pontuação: 3 Estrelas
 

1 comentário:

  1. Olá!
    Já há muito que ando para ler este livro.
    Espero que seja desta.
    De facto o verão não é a melhora altura para ler clássicos :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar