terça-feira, 19 de maio de 2015

[Opinião Literária] The Great Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Sinopse:
"A portrait of the Jazz Age in all of its decadence and excess, The Great Gatsby captured the spirit of the author's generation and earned itself a permanent place in American mythology. Self-made, self-invented millionaire Jay Gatsby embodies some of Fitzgerald's--and his country's--most abiding obsessions: money, ambition, greed, and the promise of new beginnings. "Gatsby believed in the green light, the orgiastic future that year by year recedes before us. It eluded us then, but that's no matter--tomorrow we will run faster, stretch out our arms farther.... And one fine morning--"Gatsby's rise to glory and eventual fall from grace becomes a kind of cautionary tale about the American Dream."

“I hope she'll be a fool -- that's the best thing a girl can be in this world, a beautiful little fool.” 

Opinião Literária:
Há algum tempo atrás,dei a minha opinião sobre este livro; contudo, tinha-o lido em português e tinha sido uma experiência péssima! A tradução arruinou tudo. As metáforas, os diálogos demasiado irritantes, as personagens excessivamente frívolas (não que elas se tornem subitamente geniais na versão original)... Foi um completo desastre e aconselho vivamente a que leiam este livro na sua língua materna. O enredo é plano e simples - famílias ricas, com diferentes estatutos sociais, dramas que ocorrem no seio deste mundo à parte num país onde o dinheiro é como a água. Muito jazz, traição, festas extraordinárias e sentimentos furiosos - não pensem que encontrarão algum tipo de filosofia ou pausas para pensarem na situação, não encontrarão. Ou melhor, só encontrarão através de Nick, o narrador e também personagem do livro. Apreendemos tudo dos seus olhos,o que poderá levar-nos a certas conclusões que poderão ou não ser verdade. O genial desta obra (e aqui irei inserir algumas coisas que aprendi na faculdade...) é o facto do narrador e do personagem se separarem,por vezes. Eu sei,parece impossível mas,ao longo do texto, vamos notando que existem uns certos distanciamentos e juízos de valor que são mesmo de Nick enquanto personagem. Achei esta características interessantíssima e brilhante. 5 estrelas para a narração.

Quanto às personagens, são todas irritantes. Todas. A única que suporto e compreendo o seu comportamento é Jordan Baker e, por vezes, Nick. Daisy e Tom, por mais diferentes que sejam um do outro, a verdade é que são 'careless people'. Eles querem dinheiro, felicidade rápida e prazer modo 'take-away express'. Não há tempo para se renderem às verdadeiras emoções e ao mundo que lhes rodeia. Daisy é particularmente interessante, visto que, por vezes, parece que tem noção da sua própria 'condição'; contudo, não tenta pará-la. Quanto a Gatsby... Gatsby é um sonhador louco e crente, acima de tudo. Nós tendemos a criar na nossa mente 1 versão diferente da pessoa de quem gostamos e Gastby fez isso - tal como criou-se a si próprio, criou o amor da sua vida. Foi um idealista.

Para não alongar esta opinião (que já está enorme!), é um livro que aconselho vivamente a que leiam e que aproveitem.  Tem uma história dramática, curiosa e inesperada - lembra-nos o quão simples e minúsculo o ser humano é. Limitamo-nos a desejos e vontades, não é verdade?

"Reserving judgements is a matter of infinite hope."

Título: The Great Gatsby
Autor: F.Scott Fitzgerald
Publicado em: 1925
Goodreads: aqui
Pontuação: 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário