sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Os contos do mês - Fevereiro

Olá leitores! Hoje trago-vos mais contos para poderem ler e deliciar-se em poucas páginas. Desta vez, o pequeno livro corresponde a contos focados em Memórias. Confesso que não sabia muito bem o que esperar em relação à seleção, visto que Memórias é um tema tão abrangente. No final, achei que os 3 contos foram fáceis de se compreender, agradáveis e inspiradores - gostei mais destes do que os do mês passado, haja progresso! Vamos começar?


Putois - Anatole France



Este conto fala-nos sobre uma mentira que uma família inventou e que, aos poucos, vai avançando em rumo à cidade e espalhando pela população. A questão deste livro é: será que é mesmo uma mentira ou a realidade é feita de sonhos nossos? O persongem Putois é uma autência aberração, com todas as caraterizações possíveis feitas pela população,  o que vai tornando o conto divertido e também curioso; no geral, é um conto muito bem concebido. Em 13 páginas, podemos ler algo inspirador na forma da descrição e avanço da história (a escrita de France fascinou-me, tem um certo encanto da época), divertido e misterioso - mas afinal, quem foi Putois?

Aquele Sol Poente - William Faulkner



Este conto aborreceu-me um pouco e vou desde já explicar o motivo - o fim. Apesar da história da família, de como um escravo se sente nas mãos de um branco e como este tem noção da sua condição de oprimido está relativamente bom; um tanto confuso mas bom. As personagens tiveram uma caraterização crua e nua mas sente-se a falta de muitos detalhes e o final foi aberto; no geral, faltou informação e isso impede de gostar deste plenamente.

A Cigarra e a Formiga - W.Somerset Maugham



Conhecem a história 'A Cigarra e a Formiga'? Maugham utilizou essa exata história mas aplicada num caso vivencial, com personagens fictícias mas claramente mais verdadeiras no quen na fábula. Não achei nada de extraordinário, não me divertiu muito nem adorei a escrita do autor - 3 estrelas pela tentativa de recriar a fábula muito conhecida por todos nós, gosto sempre de recriações!

Aqui estão os contos de Fevereiro! Já leram algo de algum destes autores? Gostam de contos?

Sem comentários:

Enviar um comentário