quarta-feira, 4 de março de 2015

[Opinião Literária] Urfaust - J.W. Goethe

Opinião Literária:
Mais um livro onde a sinopse existe mas é tão rara de se encontrar...! Especialmente em inglês ou em português. Aproveito já para vos contar os rodeios desta leitura - foi feita de forma académica, acompanhada pelo regente da cadeira, e foi toda em alemão; portanto, o que vos poderei dizer é que não é,de todo, uma leitura fácil, mesmo sendo em inglês (dei uma espreitadela na versão inglesa e assustei-me). Apesar destes pormenores, é um dos maiores clássicos europeus e, mais concretamente, alemães, e é uma pena não o ler, até porque trouxe temas que agora são bastante explorados.
A história fala-nos de um professor académico que se sente limitado pela sua condição humana e que já viu e experimentou tudo - decide então comunicar com o outro mundo e tentar subir de posição; conseguindo fazer um contrato com o diabo, este promete-lhe ficar seu servo se não lhe conseguir mostrar algum prazer na vida que Faust ainda não tenha vivido. O prazer vencedor desta aposta foi o amor (algo cliché mas morbidamente bonito neste caso).

Apesar da leitura não ser fácil, o livro não é grande e a maioria das versões apresenta logo a continuação (este livro foi o primeiro estudo que Goethe fez da história), o que é excelente considerando que poderemos ler mais cenas para nos ajudarem a compreender melhor o enredo sem ter de comprar individualmente cada livro. As personagens são, na minha opinião, a melhor parte desta história - o desenvolvimento de Faust é o mais cru, mais abrupto e, apesar de bem feito, mais inconsistente. Sem saber o que realmente deseja na vida, assume os seus desejos animalescos e segue as suas vontades sem pensar em qualquer tipo de consequências; achei-o imaturo, irracional e egoísta, o que acabou por nao me fazer gostar do personagem, apenas refletir sobre o seu comportamento. Quanto a Gretchen, considero-a a personagem principal - tem um crescimento ao longo do texto tremendo, algo que me deixou triste e com uma certa pena da personagem (faz sentido ter pena de personagens? :-P). Penso que Gretchen tem um papel importantíssimo pois tanto representa a importância que a mulher começa a ter na sociedade ao poder escolher o que quer fazer, mesmo essas escolhas podendo arruiná-la; a personagem é também uma metáfora para o que o nosso crescimento é - a perda de inocência, a morte de parte de nós, a noção dos nossos atos,etc.

No geral, é um livro com muita matéria para se analisar e nos fazer enriquecer, penso que notou pelo tamanho desta review! Vale a pena perder algum tempo neste livro e perceber como é que as mentalidades foram mudando até chegarmos ao século XXI.



Autor: J.W.Goethe
Título: Urfaust
Nº de páginas: 71
Data da Publicação: 1932  (mas terminado em 1887)
Informações no Goodreads: clica aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário