terça-feira, 30 de setembro de 2014

[Opinião Literária] Memorial do Convento - José Saramago

Título: Memorial do Convento
Autor: José Saramago
Número de páginas:493

Sinopse:
"Era uma vez um rei que fez promessa de levantar convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido." (mais em Goodreads)

“O homem primeiro tropeça, depois anda, depois corre, um dia voará.”

Opinião Literária:
Para muitos, esta opinião torna-se um pouco inútil pois é um livro de leitura obrigatória no 12ºano. Contudo, achei que deveria falar um pouco mais deste livro vencedor de um nobel. O facto de ser o único livro que ganhou um nobel, não significa que este seja perfeito e que toda a gente goste deste. Quando o li, dei 3 estrelas e irei explicar porquê.
O livro é bastante rico devido aos seus três planos de ação e à maneira como Saramago descreve e, discretamente, critica algumas tradições enraizadas na sociedade da altura. Com esta descrição, o autor também aproveita para comparar com o presente, o que faz com que catalogue o livro como algo de intervenção social. As personagens são invulgares, interessantes e muito bem desenvolvidas, especialmente Blimunda.
O que me fez dar três estrelas - a falta de vontade de agradar que Saramago apresenta neste livro. Ao ler este livro, senti que o autor escrevia uma história, uma farsa, para apenas desabafar e criticar todos os pontos negativos que encontrava, o que me irritou um pouco. É algo mais pessoal e, para muitos, este deve de ser o melhor aspeto do livro mas eu não gostei. Não gostei da forma como o livro foi algo um intermédio entre um livro de intervenção e um livro de leitura (supostamente) fácil.
No geral, dar-lhe-ia 3estrelas e meia. Quero ler muitos mais livros deste autor que sempre me interessou.

Sem comentários:

Enviar um comentário