quinta-feira, 21 de agosto de 2014

[Opinião Literária] Pequenos Gestos de Amor Eterno - Danny Scheinmann

Título:Random Acts of Heroic Love
Autor: Danny Scheinmann
Número de páginas:352


Sinopse:  
"Quanto tempo esperaria por amor?
Seria capaz de dar a vida pela memória de um beijo?

1917. Moritz Daniecki consegue sobreviver à Revolução Russa. Decidido a voltar para a sua amada Lotte, foge da prisão da Sibéria e inicia uma longa e rigorosa viagem pela Ásia e Europa. O que Moritz teme é que Lotte já não esteja à sua espera.
1992. Leo Dakin acorda numa cama de hospital algures no Equador. A sua namorada está morta e ele não se lembra do que pode ter acontecido. Culpando-se pela morte, entra numa espiral de loucura e desespero. Mas o que Leo não sabe é que, muito em breve, fará uma descoberta que mudará a sua vida para sempre.
Nesta estonteante estreia, Danny Schneimann pinta um retrato dramático de dois homens que se agarram à vida pela memória do amor. Dois homens cuja ligação misteriosa é revelada num espectacular desenlace a que não ficará certamente indiferente." (Mais informações em Goodreads)                                                                                                   
Opinião Literária:
Este foi daqueles livros que irei considerar como uma das melhores revelações que tive em 2014. Emprestado por um familiar meu, não foi bem recebido pois, admito, a capa fez-me julgar a qualidade do livro. Guardei-o para o verão e pensei que seria uma má história de amor, que são sempre tão agradáveis de se ler após um ano de leituras pesadas e teorias históricas e literárias (ai,faculdade).
Como eu estava enganada.
Este livro não representa, de todo, uma história de amor banal. Um homem perdeu o amor da sua vida e culpabiliza-se pelo erro.Outro, é obrigado a deixar a sua amada e encontra-se num campo de batalha entre a rússia e o império austro-húngaro. Não há quaisquer traços de leviandade ou alegria - é um livro que retrata a realidade nua e crua dos campos de batalha na Iguerra mundial, de como a população era tratada, das consequências que a rússia recebeu ao implantar-se o comunismo, no dia a dia na sibéria. Enquanto mais lia, mais interessada ficava na parte histórico-social e mais me apaixonava por Moritz, uma personagem tão cativante.
Infelizmente, e o que me levou a dar as 4estrelas ao livro, o desenvolvimento de Leo não acompanhou o de Moritz. A história de amor de Leo surgiu como algo enfadonho e forçado, que não me cativou. Sempre que surgia um capítulo sobre Leo,apenas pensava 'lá vem ele outra vez'; o próprio final desta personagem foi fácil de adivinhar.
O final deste livro é surpreendente, apanhou-me completamente desprevenida - ainda mais a última página do livro (quem leu este livro irá perceber porquê)! 
No geral, é um dos melhores livros que li em 2014, com um enredo interessante, um tanto educativo e que demonstra o poder e a capacidade que um ser humano tem.


“We define ourselves by comparing ourselves to the things around us. But what if all those things against which you compare yourself weren't there. How tall would you be then?”
― Danny Scheinmann, Random Acts Of Heroic Love 

Sem comentários:

Enviar um comentário