domingo, 11 de maio de 2014

Deambulando...

A favor ou contra leituras conjuntas/maratonas literárias/listas?

Decidi começar esta tag porque simplesmente sinto que, por vezes, preciso de falar, de desabafar. O mundo dos livros é complicado e, parece que a cada ano, torna-se ainda mais. Acreditem, começo a achar que publicar livros na Idade Média era mais fácil (e eu estudei a publicação de livros na Idade Média, não estou a mentir). 
Fiz-me esta pergunta pois sigo um blog onde, basicamente, a dona deste decidiu desistir de todos os desafios, metas e afins que tinha pois achava que não conseguia ler tranquilamente. E fez-me pensar se realmente leio quando e como me apetece.
Eu penso que nem 8 nem 80, honestamente. Eu leio quando e como quero, especialmente porque lido com literatura todos os dias e, por vezes, apenas NÃO consigo ver mais letras. Para acreditarem em mim, só comecei a jogar em Setembro, como que uma escapadela dos livros e dos textos. 
As leituras conjuntas/maratonas literárias/listas? São pequenos luxos e caprichos meus. Não concorro a todas as maratonas (senão estaria sempre a ler em maratonas, não livremente) e apenas tive uma leitura conjunta, que não correu assim tão bem; não sei se foi por desleixo ou simplesmente porque o livro é demasiado grande para uma leitura conjunta. Contudo, gostaria de voltar a tentar. As listas são algo mesmo muuuuito antigo, faço listas de tudo, devia de tentar evitar este vício!
Acho que todas estas atividades são interessantes e importantes e, num determinado momento da tua vida, poderão fazer a diferença - um livro pousado há muito tempo, um autor que gostarias de experimentar, coragem retomada pelo apoio dos outros. Se participarmos constantemente, talvez perca o brilho mas, de vez em quando, sabe bem desafiarmo-nos. 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário