sexta-feira, 7 de março de 2014

Maratonas Literárias - DESAFIOS Nº2,3,4 e 5

 Ups, descuidei-me! Apesar de esta ser a minha primeira maratona Viagens (In)esperadas, que deveria de correr bem, não está a correr. De todo. Ainda nem acabei o 1º livro para a 42º Maratona Literária, com jeito, nem irei começar o 2º livro para essa maratona e que seria o 1º da Viagens (In)esperadas. Isto tudo porquê? Porque praxe, ajudar em casa, estudar, testes, voluntariado... tempo para tudo menos para as maratonas. Lição aprendida: nunca entrar em 2 maratonas ao mesmo tempo.
De qualquer forma, irei fazer os desafios. Cá vai:

DESAFIO 2: É Carnaval e ninguém leva a mal, por isso vamos mascarar livros?
Nós damo-vos as máscaras, vocês dão-nos os livros.
1) Pirata: um livro que gostaste cheio de aventuras ou personagens ambiciosas
2) Princesa: um livro ternurento que te encantou
3) Bruxa: um livro que quando chegaste à ultima página só te apetecia amaldicioá-lo


1) Escândalo -Penny Vincenzi: não é o meu género de livro preferido, confesso, mas fiquei tão entusiasmada pelo enredo! Li num instante.
2)Nómada - Stephanie Meyer: Quando acabei de ler, fiquei 1semana apaixonada por uma personagem. Um livro intenso mas que aqueceu o meu coração.
3)The fault in our stars - John Green: ...É mesmo preciso falar?

DESAFIO 3: Vocês estão de viagem: que livro levavam, para onde iam (o destino pode ser real ou inspirado num livro) e com quem?


Livro: Como me sinto entusiasmada e curiosa, provavelmente O Código da Vinci - ação, suspanse e vários factos históricos
Destino: Algum sítio quente, exótico e com um algum clima de tensão (não me perguntem porque é que hoje sinto-me com vontade de arriscar) - Egipto, Marrocos ou Turquia
Personagem: Provavelmente levaria o Daniel de As Pupilas do Senhor Reitor;  Um mulherengo apaixonado, é impossível resistí-lo!


DESAFIO 4: Aqui fica o último desafio mais ligado ao Carnaval. Se vos fosse possível mascarar de um escritor, qual seria? Porquê?

Antero de Quental. Quem me conhece bem, sabe que é o meu poeta preferido! Dono de um fim trágico, passou toda a sua vida num posição um tanto profética - queria passar uma mensagem mas devido à falta de compreensão desta pelos outros, ao regime em que se vivia e à sua própria doença, foi-lhe impossível. Sempre que penso nele (confesso que penso várias vezes), sinto amargura e pena, gostaria de poder sentar-me ao seu lado e ouvir todo aquele discurso eloquente e polémico, tanto típico do nosso querido Antero.

DESAFIO 5: Estamos a caminhar para o fim da maratona. Como vos está a correr?

Acho que já deu para perceber que correu incrivelmente mal. É com muita pena minha que admito isto. Gostaria de me ter dedicado mais a esta maratona, até porque achei as linhas condutoras bastante interessantes. Penso que, para compensar, irei ler 2 micro livros que tenho aqui por casa de Florbela Espanca - um dele é 1 coletânea de poemas, outro é 1 pequena história escrita por esta autora de quem já ouvi tanto falar mas nunca li! Apesar de não invalidar o meu falhanço, pelo menos experimentarei novos autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário