
Opinião Literária: Mais um livro que li graças à minha licenciatura e que, felizmente, adorei! Começo por relembrar que este livro é um clássico da literatura norte americana contemporânea e que representa uma geração problemática, presa e atormentada por várias guerras e pelo capitalismo americano. Acima de tudo, procuravam a essência americana, sem qualquer tipo de barreiras ou compromissos com o 'mundo real': empregos, famílias, responsabilidades.
A escrita é bastante agitada e turbulenta, sem grande organização,o que torna o livro mais entusiasmante. Quanto ao seu poder de palavra, Kerouac escolhe as melhores palavras e frases - todo o texto está homogéneo, segue o mesmo ritmo acelerado e desordenado, contudo, com lógica.
Quanto às personagens, estas são reais (pormenores que dependem se estão a ler The Original Scroll ou não), o que torna toda a história mais excitante. São loucas, não perdem qualquer segundo a ponderar em filosofias, sentem tudo genuinamente, como que desfazendo a sua vida aos bocados - tudo à volta de Dean Moriarty/Neal Cassady.
No geral, o que interessa não são os enredos ou as personagens mas sim a sensação que recebes ao ler este livro. Quando o terminei, senti que era capaz de vencer mesmo quando fosse perder, que a vida era uma constante viagem e que era necessário avançar; que tudo o que temos à nossa volta é acessório e que,futuramente, irei começar a minha definitiva viagem.
Um maravilhoso livro, com tudo o que e crucial para marcar um leitor; com várias frases e mensagens que sublinhei e que irei reler!
Título: On the Road
Autor: Jack Kerouac
Número de páginas: 307
Publicado em: 1957
Goodreads: aqui
Olá! Adorei a tua opinião literária! Realmente é um dos livros que nos marca de certo modo apesar de ser escrita de uma forma não muito convecional. Não se pode negar que a forma diligente do Kerouac deveria de ser mais conhecida do público, mas a verdade é que penso que livro não é um livro que irá agradar a muitos. Parabéns pela audácia de o teres lido e pela inteligência de o apreciares.
ResponderEliminarP.S. Também eu tenho as notas e frases sublinhadas e anotadas, ehehe!
Olá! Muito obrigado, ainda bem que gostaste :) Sim, merece mais crédito mas penso que não é livro que poderá ser interpretado pela maioria dos leitores; vários apenas veriam o superficial que são as drogas e álcool.
EliminarObrigado pelos elogios e parabéns por também teres gostado desse livro!