terça-feira, 29 de dezembro de 2015

[Opinião Literária] A Ilha na Rua dos Pássaros - Uri Orlev

Sinopse:
"A Segunda Guerra Mundial está em curso. Os tempos são difíceis na Polónia, especialmente para os judeus. Alex é judeu e tem onze anos. Quando a sua mãe desaparece e o pai é "seleccionado" pelo exército alemão para ir para um destino desconhecido, Alex, completamente sozinho, é obrigado a refugiar-se num edifício abandonado na Rua dos Pássaros onde vai aguentar um Inverno. Pacientemente, sem pressas, Alex vai sobrevivendo, enquanto espera o regresso do pai. Por um nicho de luz, Alez consegue vislumbrar os escombros, a degradação e miséria total a que aquela terra, outrora tão apetecível, foi votada."

Opinião Literária: 
Este livro fala de um tema que não é propriamente fora do comum - a II Guerra Mundial. Só por aí já tinha alguns receios em relação ao livro; não que não me interesse pelo assunto mas sim pelo facto de ser muito (mal) abordado em certos livros. História é História e confunde-me um pouco aquela ficção histórica fantasiada. Contudo, tal não ocorreu com este livro; aliás, um dos pormenores que gostei desta obra foi o facto de a acção ter ocorrido na Polónia e não na típica Alemanha. Em termos de cenários e barra cronológica, tudo muito bem escrito.
Em relação às personagens, adorei-as a todas! São bastante inocentes e ingénuas, especialmente porque estão a ser vistas através dos olhos de Alex. Acho que o facto de ele ter apenas 11 anos não tornou a história menos bela ou realista, apenas tivemos acesso a uma visão diferente à qual estamos habituados. No meu caso, até ajudou pois tornou o livro mesmo muito fácil de se ler.
Como é uma obra infanto-juvenil, não estejam à espera de uma linguagem complexa - é bastante simples e sem grandes rodeios. Apesar disso, é também delicada e sensível. Gostei bastante do livro, a leitura foi intensa mas não chocante. Deu para entreter e aquecer o coração. E deu para recordar essa época histórica que não deve ser esquecida.

Título: A Ilha na Rua dos Pássaros
Autor: Uri Orlev
Número de páginas: 170
Publicado em: 1981
Goodreads: aqui
Pontuação: 5 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário