terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O Final de 2015...

Alô alô! Dezembro está a acabar e também 2015 e achei que seria bom fazer uma pequena reflexão em relação ao que li em como o canal/blogue se comportaram durante este ano.

Foi neste ano que comecei a fazer vídeos a sério e está a ser uma experiência excelente - conheci imensas pessoas, pude interagir mais e também senti que existem alguns temas/assuntos que se tornam mais fáceis de se explicar através de uma máquina do que escrevendo. Contudo, nem tudo foi um mar de rosas. A verdade é que acabei tendo algumas chatices desnecessárias e, por vezes, a comunidade nem sempre é um mar de rosas. Acho que toda esta experiência enriqueceu-me e irei continuar a fazer vídeos mas passei por alguns bocados não muito agradáveis. Aprendi também até onde vai a minha zona de conforto e, por exemplo, descobri que não tenho talento algum para vlogs diários! Estas são lições que aprendi e só poderia ter chegado lá através da experimentação.
Outra coisa que aprendi foi o quão grande o meu amor por este cantinho é. Tive alguns momentos onde pensei que acabaria de deixar de escrever aqui,como muita gente fez - conheço imensas booktubers que começaram em blogs e simplesmente pararam, a escrita já não era o suficiente ou simplesmente perderam o interesse. Tive medo que acontecesse o mesmo. Felizmente, com este mês de Dezembro rodeado de vídeos e maratonas (não só os meus mas os de toda a gente!), percebi o quão confortável é escrever. O quão mais fácil é, quer na parte de edição, quer na parte de expressão. E o quão mais valor dou a, por exemplo, uma opinião escrita. Posso decorar títulos que me dizem nos vídeos as saberei a sinopse de uma ponta à outra se ler uma opinião aqui ou no Goodreads e senti que precisava de voltar cá (e aqui estou eu ;-) ). Antes de todos estes vídeos, tive sempre o apoio de quem segue este blog e não deixarei essas pessoas de lado.

Passando para os desafios de leitura - não cumpri absolutamente nada em 2015. A verdade é que não foi culpa da Ângela de 2015 mas sim da Ângela de 2014 - digamos que tive um devaneio e fiz desafios ou demasiado irreais ou demasiado básicos; esqueci-me de os cumprir em ambos os casos. Nunca na minha vida leria 5 livros de autores russos quando só devo de ter 2 nas estantes (e 1 deles já li) nem nunca na minha vida leria apenas 5clássicos num ano (acabei por cumprir esse desafio sem me aperceber). Foi uma enorme confusão mas devido a isso mesmo fiquei com mais vontade para os desafios de 2016. Para este ano, os desafios são 'simples':
  • Comprar 25 livros APENAS;
  • Terminar Game of Thrones e Harry Potter;
  • 1 papel da TBR por mês;
  • Abater grande parte da TBR;
  • Reler mais.
Decidi não colocar desafios por países, páginas... Achei melhor ser simples! A minha TBR está relativamente comprida,passando dos 50livros. Como só poderei comprar 25 livros (este é o meu maior desafio e o que irei levar mais à risca!), abater a TBR deverá acontecer naturalmente, sem forçar-me a tal.
Quanto ao Goodreads, próximo ano irei aumentar a fasquia e colocarei 50 livros! Em 2014 li 47, este ano li 50 livros (será que consigo ler mais um antes do ano acabar? :-P) e como o número tem aumentado decidi desafiar-me.

E pronto, é tudo por hoje! Comentem como foi este ano e o que esperam para o próximo ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário