quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

[Opinião Literária] Elective Affinities - Goethe

Título: Elective Affinities
Autor: Johann Goethe
Número de páginas: 272

Sinopse:
"Elective Affinities was written when Goethe was sixty and long established as Germany's literary giant. This is a new edition of his penetrating study of marriage and passion, bringing together four people in an inexorable manner. The novel asks whether we have free will or not and confronts its characters with the monstrous consequences of repressing what little "real life" they have in themselves, a life so far removed from their natural states that it appears to them as something terrible and destructive." (mais em Goodreads)


"There is nothing in which people more betray their character than in what they find to laugh at.” 

Opinião Literária:
Não costumo ser tão rápida a dar a opinião sobre um livro mas em relação a este livro tive a certeza do que diria. Este foi o primeiro contacto que tive com uma obra de narração de Goethe e começo por dizer que adorei. A riqueza do texto é extensa e sou obrigada a discordar com o meu professor de ICLA quando diz que Goethe não é 1 romântico; talvez não seja por completo mas grande parte da essência deste é. Há também uma crítica aos comportamentos das personagens românticas. As personagens caem nos estereotipos da época, desde os traços de personalidade até à maneira como se vestem. Ninguém fica indeferente ao sangue que ferve de Eduard ou à delicadeza e fragilidade de Ottilie. Contrastando com estes personagens, resta-nos Charlotte e o Capitain, personagens sóbrias e realistas, sem qualquer tipo de falsas ilusões. Existem vários motivos que nos fazer adorar um livro e,nesta obra,são os personagens. Adorei todos eles, tornaram a leitura atrativa e acabaram por moldar o ritmo de leitura do livro.
É uma obra clássica que, a meu ver, tem um nível de qualidade altíssimo, fiquei bastante impressionada. Fiquei curiosa do início até ao fim, sendo este nada previsível e trágico , o que acaba por chocar o leitor. O texto tem várias frases e citações que me inspiraram bastante e aconselho a quem goste de um bom clássico para o inverno!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário